Para ver as postagens mais antigas, clique no link abaixo!



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CONVITE: PROGRAMA FLORAÇÃO E ALUNOS DO 9º ANO


Os convites para os alunos do 9º ano e do Programa Floração serão entregues dia 18/12/10 (sábado), de 10h às 11h30min, aos pais ou responsáveis, juntamente com os boletins.
Caso as famílias não compareçam, entregaremos aos alunos no dia 20/12/10 (segunda-feira).

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PROJETO PEQUENO ESCRITOR 2010

A partir da necessidade de “formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores,”(PCNs/MEC), surgiu a iniciativa da parceria com a Editora Edelbra, através do Projeto Pequeno Escritor, para desenvolver nos alunos do 2º Ciclo de Formação, o hábito de leitura e da escrita e de despertar a autonomia nas produções de texto, culminando na elaboração de ideias, construção de textos e produção de seus próprios livros.

Portanto, 90 alunos produziram histórias com o tema Meio Ambiente, que foram explorados de forma interdisciplinar pelas professoras das turmas de 1ª fase do 2º ciclo, de maneira a adaptar o estudo do tema à realidade da localidade onde as crianças vivem.

Diversas atividades foram realizadas como forma de motivação para realização do trabalho com as turmas: filmes, textos informativos e literários, imagens, músicas, conversas, debates e trabalhos de campo.











Com a apresentação das imagens do livro a ser escrito, ilustradas por Vivian Suppa, cada criança escreveu a sua história em sala de aula, baseando-se nos aspectos trabalhados e dando asas à sua criatividade e imaginação, fazendo sua interpretação pessoal dos cartazes.

Os alunos fizeram trabalhos de auto-avaliação e reescrita dos textos, para chegarmos a um produto final com a certeza de que cada um fez o seu melhor!
Ao final do Projeto, cada criança recebeu o seu livro impresso pela Editora Edelbra, que contou com a apresentação do escritor Luís Fernando Verísismo na contracapa.

A “Noite de Autógrafos” ocorreu em 03/12/2010, quando os alunos foram homenageados com um show ao vivo da Banda Paola Giannini, em um evento que contou com a presença da comunidade escolar, de autoridades da Secretaria Municipal de Educação e da representante da Editora Edelbra. Ao final do evento, foi servido um jantar aos convidados e aos nossos “autores mirins”.