Para ver as postagens mais antigas, clique no link abaixo!



terça-feira, 17 de maio de 2011

VISITA AO MUSEU DAS MINAS E DO METAL

Os estudantes das turmas 31F e 31G  estão desenvolvendo o projeto "Espaço Urbano: Cultura, Memória e o Direito à Cidade". Entre os objetivos do projeto, que é interdisciplinar com a área de Geografia (Professora Maria Prata), está  a discussão sobre o espaço urbano e seus espaços de memória bem como oportunizar aos estudantes uma maior apropriação dos espaços culturais e de lazer da cidade. 
Esse projeto  vem sendo desenvolvido desde 2005, constituindo-se em um dos eixos centrais do currículo desenvolvido em História no terceiro ciclo. Neste ano o trabalho pode contar com uma parceria com a Secretaria de Educação, através do Núcleo Cidade e Meio Ambiente que criou, junto com diversas instituições museológicas da cidade, o chamado Circuito Museus, que consiste em visitas a diferentes museus da cidade, articuladas entre escola, secretaria e museus. A experiência tem sido extremamente gratificante, uma vez que tal parceria potencializa o nosso trabalho em sala de aula. 
 O primeiro espaço visitado pelos estudantes foi o Museu de Minas e Metal, situado na Praça da Liberdade.Também participaram desta visita um grupo de estudantes das turmas 32A, 32B e 32C.

Assim, o ensino de História tem, na memória, uma de suas principais fontes. Por meio dos objetos da cultura, os professores podem criar situações significativas de investigação e de compreensão da História. (...) esse pressuposto requer também uma postura investigativa, a compreensão da historicidade dos objetos e de seus diferentes percursos, usos e desusos no tempo, além da avaliação do que nos dizem a sua materialidade, os seus detalhes, a sua deformação e o seu silêncio. Além do mais, é importante compreender que os sujeitos também produzem conhecimentos, sensações e percepções em contato com os objetos da cultura, recortados por sua trajetória pessoal e pelas suas aprendizagens realizadas.

Por isso, é tão importante ao docente de História a aproximação propositiva com outros ambientes sociais que têm a História como dimensão significativa, como os museus, os arquivos, as bibliotecas, os centros culturais (...). (Proposições Curriculares, Ensino Fundamental, História).                                                                                                       
                                                    Professora Mercês






Um comentário: