Para ver as postagens mais antigas, clique no link abaixo!



terça-feira, 17 de maio de 2011

PASSEATA CONTRA A DENGUE












Fantasias, fantoches, cartazes, música e dança. Vale tudo na guerra contra o mosquito transmissor da dengue. O Tirol é o segundo bairro da região do Barreiro com o maior número de pessoas com a doença e, para alertar a comunidade, a Escola Municipal Vinícius de Moraes reuniu seus alunos na manhã de terça, dia 12/04, para uma caminhada pelas principais ruas do bairro.
“Vamos dar um basta para a dengue no Tirol”, disse a diretora da escola, Bernadete Reis. “Esta é uma aula diferenciada que reúne a escola inteira, a comunidade e o centro de saúde da região. Todos precisamos acabar com os focos da dengue para evitar novas transmissões”, alerta. “Cuidar para evitar”, ensina Rafael Alves, de 11 anos. “Temos que combater a dengue”, reforçou o colega Felipe Augusto, um ano mais velho. Eles carregavam fantoches do mosquito e do agente de saúde e gritavam juntos “Xô Dengue!”.
Outros alunos usavam cones pretos no nariz, para imitar o mosquito. A criatividade é resultado dos trabalhos desenvolvidos durante as aulas. “Fazemos gincanas para recolher os materiais utilizados nas aulas, evitando que fiquem espalhados em casa e se tornem focos de dengue”, explica uma das coordenadoras do projeto, Érica Lopes.
A estagiária de enfermagem do Centro de Saúde Tirol, Camila Bezerra, confirma a eficácia desse tipo de ação. “A maior parte dos focos da doença está dentro das casas. Ferros velhos e oficinas também são vistoriados pela equipe de controle de zoonoses, mas o problema não é tão grande quanto nas residências”, disse. A equipe de controle de endemias também caminhou junto com a escola. “Estamos acompanhando para conscientizar a população sobre o problema. Se não cuidarmos agora a situação pode piorar”, alerta a agente Sara Aparecida.
“Dengue mata. Eu já tive a doença e sei o quanto é ruim. Precisamos conscientizar as crianças e os pais”, afirma Kethlin Aguilar, dançarina que acompanhou a caminhada juntamente com os demais componentes do grupo Frenesi. Ao final, fizeram uma apresentação com co­reografias ao som de hip hop dentro da escola.
A Escola Municipal Vinícius de Moraes promove, além de caminhada, teatro, música, dança, filmes contra a dengue, apitaço e oficinas de artesanato com materiais recicláveis. A lição parece estar na ponta da língua. “Precisamos prevenir: não deixar a água parada, não deixar os pneus a mostra e lavar sempre a vasilha do cachorro”, ensina a aluna da segunda série, Tassiane Melo, de 8 anos.
“Se todas as escolas fizessem este tipo de trabalho seria um grande avanço no combate à dengue”, disse a supervisora da equipe de zoonoses do Centro de Saúde Tirol, Sindalva de Oliveira. “O entorno da escola é uma região com grande índice de casas fechadas. A equipe tem trabalhado até aos sábados e o evento contribui, pois mobiliza a população”, conclui a supervisora.

“A parceria com a equipe de zoonoses é fundamental. As crianças se divertem entregando os folhetos nas casas, para as pessoas nos pontos de ônibus e deixando nos carros. A educação tem o papel de prevenir”, completou a coordenadora da Escola Integrada, Érica Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário